Horas Extras e Banco de Horas

Muitas pessoas não sabem como receber por horas extras, resultando em perda de dinheiro. Mas não se preocupe, hoje você vai entender tudo sobre esse direito e como garantir que ele seja respeitado. Neste texto, vamos explicar:

  • O que fazer se você não recebeu pelas horas extras?
  • O que são consideradas horas extras?
  • Qual o valor da hora extra?
  • Horas extras na rescisão do contrato
  • Tem limite para a quantidade de horas extras por dia?
  • Conclusão

1. O que fazer se você não recebeu pelas horas extras?

Vamos direto ao ponto: se você fez horas extras e não foi pago por elas, pode receber esse dinheiro através de um processo judicial. É isso aí, na Tabalipa Advocacia fazemos isso todos os dias para nossos clientes.

2. O que são consideradas horas extras? 

Hora extra é todo trabalho feito além do seu horário normal de trabalho. Se o seu contrato especifica uma jornada de 8 horas diárias, qualquer hora além disso é extra, o mesmo vale para contratos de 4 ou 6 horas por dia. A Tabalipa Advocacia pode ajudá-lo a resolver problemas de pagamento por essas horas adicionais.

3. Qual o valor da hora extra?

O valor da hora extra é superior ao da hora normal. De segunda a sábado, a remuneração deve incluir um adicional de no mínimo 50%. Em domingos e feriados, o adicional sobe para 100%. Geralmente, o pagamento das horas extras ocorre no mesmo mês trabalhado. Algumas empresas preferem compensar com folgas, mediante acordo entre trabalhador e sindicato, e essa compensação deve ocorrer dentro do mesmo mês. Existe também a opção do banco de horas, que permite acumular horas extras para folgas futuras, dentro de um ano.

4. Horas extras na rescisão do contrato

Caso você deixe a empresa sem compensar as horas extras, deve receber o pagamento dessas horas com as verbas rescisórias.

5. Tem limite para a quantidade de horas extras por dia?

Sim, você só pode fazer até 2 horas extras por dia, a não ser em casos especiais, quando o limite vai para 4 horas. Mas isso deve ser exceção e não regra.

6. Conclusão

Trabalhar horas extras é desgastante, e você tem o direito de receber por elas. Se enfrentou problemas para receber suas horas extras, a Tabalipa Advocacia está aqui para ajudar. Já auxiliamos mais de mil trabalhadores a reivindicar seus direitos. Valorizamos seu trabalho e lutamos pelo seu reconhecimento.

Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Fale com um especialista agora mesmo!

Abrir bate-papo
1
Fale com um advogado agora mesmo